DUCA Desenho Universal Consultoria em Acessibilidade
Empresa
Foto: Camila Caruso

Camila Caruso

E quem está no comando da DUCA é a especialista em arquitetura acessível e Desenho Universal, atuou 3 anos na elaboração e acompanhamento de projetos na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, onde também ministrou, desde 2009, o Curso “Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade. Também coordenou projetos de acessibilidade nas empresas Telecomunicações de São Paulo (Telefônica), Lojas Americanas, Banco Unibanco, Kibon, Petrobrás, no Rio de Janeiro – entre outras. No total são mais de 8 anos de experiência na área de Acessibilidade.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas, atualmente faz MBA de Gestão de Serviços pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) - SP. Aperfeiçoou seus conhecimentos técnicos em cursos como: “Acessibilidade - Legislação e Normas Técnicas, da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas” (2007); Oficina de Ensino da Acessibilidade nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo organizado pelo Ministério das Cidades e ABEA - Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (2008), Curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade para Multiplicadores pela Prefeitura Municipal de São Paulo (2008), “Planejamento e Acompanhamento de Obras para Projetos de Decoração de Interiores”, pelo SENAC/SP (2009), Criação e Gerenciamento de Projetos Culturais Acessíveis as Pessoas com Deficiência realizado pela Fundação Dorina Nowill e Museus Acessíveis (2010), Seminário de Calçadas na Cidade de São José dos Campos e Câmara Municipal de São Paulo.

Participou na elaboração das publicações: Livro Mobilidade Acessível e Manual Técnico para Projeto de Acessibilidade Prefeitura da Cidade de São Paulo - Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, elaboração do conteúdo técnico da edição 2008 e Revista Rochas com croquis de detalhamentos das fixações dos granitos e mármores nas aplicações de fachadas e móveis.

 

"Quando o mundo não é projetado para você, não é acessível para todos" Desenvolvimento Open Box